Museu Municipal de Penafiel festejou 70ºaniversário


O Museu Municipal de Penafiel festejou, no passado dia 17 de Abril, 70ºaniversário da sua fundação com a inauguração da Exposição temporária "70 anos do Museu" que contou com a presença de dezenas de pessoas, entre as quais, Antonino de Sousa-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel; Susana Oliveira-Vereador da Cultura de Penafiel; Maria José Santos-Diretora do Museu Municipal de Penafiel; e Teresa Soeiro-Ex diretora do Museu de Penafiel.


A visita guiada à exposição temporária, que conta a história dos 70 anos do museu, esteve a cargo de Teresa Soeiro.
A cerimónia do aniversário não podia terminar sem o habitual cantar dos parabéns, com bolo e um verde de honra.



O Museu Municipal de Penafiel foi fundado a 17 de abril de 1948, junto da Biblioteca, no Palacete do Barão do Calvário, e teve como primeiro diretor, Abílio Miranda. Após algumas décadas provisoriamente instalado na Rua Conde Ferreira, o Museu Municipal finalmente mudou para as suas definitivas instalações, em 2009, em pleno centro histórico da cidade, num edifício recuperado pelos arquitetos Fernando Távora e Bernardo Távora,
com uma profunda remodelação do Palacete setecentista dos Pereira do Lago, na Rua do Paço.


Pelo Museu Municipal e seus núcleos museológicos, passaram cerca de 200 mil visitantes, desde 2009, data de inauguração do novo edifício e espaço de divulgação da história do concelho.
Em 2010, foi eleito o Melhor Museu Português pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), tendo nesse mesmo ano sido também nomeado para o prémio EMYA – European Museum of the Year Award, pelo European Museum Forum (EMF), constituindo um importante reconhecimento por parte da comunidade museológica internacional. O Museu Municipal integra, desde 2013, o Excellence Club da European Heritage Association.

O Museu Municipal de Penafiel é um espaço de referência cultural que alia a história e o património, de mão dada com a modernidade e as novas tecnologias, preservando a identidade do concelho. Conta com cinco salas temáticas dedicadas à Identidade, Território, Arqueologia, Ofícios e à Terra e Água. O Museu é ainda composto por quatro núcleos museológicos – Castro do Monte Mozinho, Moinho da Ponte de Novelas, Engenho de Sebolido e a Aldeia de Quintandona.

Comentários