Unidade de Cuidados na Comunidade instala-se em Penafiel

O Centro de Saúde de Penafiel vai passar a ter em funcionamento a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), anunciou a ARS Norte.
A UCC dispões de 6 enfermeiros e de uma assistente técnica em regime de tempo completo, uma nutricionista, uma técnica de serviço social, e de uma psicóloga clínica, em tempo parcial.

Em comunicado a ARS Norte referiu: “Com um compromisso assistencial para mais de 70.000 residentes, dispersos por 202 quilómetros quadrados, a população inscrita no Centro de Saúde de Penafiel – Agrupamento de Centros de Saúde do Vale do Sousa Sul –, para além das Equipas de Medicina Geral e Familiar, já dispõe igualmente de uma Unidade de Cuidados na Comunidade”.
Esta nova Unidade vem integrar mais quatro já existentes em todo o ACES, sendo  95 na região Norte e  256 em todo país. 
No total, 96% da população da região de saúde do Norte já dispõe de uma cobertura assistencial por parte destas Unidades.  A ARS espera conseguir cobertura total até ao final de 2018.
As Unidades de Cuidados na Comunidade prestam cuidados de saúde e dão apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo. 
Revelam-se importantes ainda  na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção.

Comentários