Penafiel | Milhares de pessoas assistiram à Procissão de São Martinho

Milhares de pessoas assistiram, no dia 11 de Novembro, Feriado Municipal, à majestosa Procissão em Honra de São Martinho, Padroeiro da Cidade de Penafiel e que pela 1ªvez saiu às ruas. 

Procissão que se realizou "por vontade do povo, porque o São Martinho é muito o santo do povo aqui em Penafiel, à volta das castanhas e do vinho" referiu pároco de Penafiel


A Majestosa Procissão saiu da Igreja Matriz de Penafiel e percorreu várias artérias da cidade sempre acompanhada e assistida por milhares de pessoas, onde as atenções se concentravam na passagem do andor com a imagem setecentista de São Martinho. 



A Procissão presidida por Paulo Rocha, Padre de Penafiel, foi acompanhada de cavaleiros, da Fanfarra dos Bombeiros de Penafiel, Escuteiros de Penafiel, da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, das Irmãs de Maria, da Confraria de Santa Luzia, Confraria de S.Roque, Confraria da Igreja das Freiras, Ordem Terceira de S.Francisco, Ordem Terceira do Carmo, Santa Casa da Misericórdia, da Bandeira e Andor de S.Martinho, acólitos e pálio. 
Atrás do pálio seguiam entidades, entre quais-Antonino Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel; Carlos Leão-Presidente da Junta de Penafiel e o Vereador Rodrigo Lopes; seguidos da população e de fiéis de S.Martinho.

A opinião de penafidelenses e visitantes foi unânime. A Procissão fazia falta ao programa das festividades e perante a forte adesão popular é para manter a iniciativa, ou não fosse S.Martinho "Padroeiro da Cidade e do Concelho" como referiu Antonino de Sousa-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel. 


Acerca da Procissão que considerou "um momento único e especial", o autarca salientou ainda que era fundamental conferir às festas também uma dimensão religiosa.

Ficam algumas fotografias:














Comentários