Penafiel dos Tempos Idos | A Feira de São Martinho



Em Tempos Idos... a feira de São Martinho servia para a população se abastecer de agasalhos, cobertores, samarras, capotes de pano e de palha, bonés de orelhas, chancas, botas, meias, tamancos,  guarda-chuvas, chapéus, coletes, fazendas e camisas para o rigor do inverno, e com outros artigos, desde louças, quinquilharia, ourivesaria, bonecos de madeira e de barro, cestos de vime, violas e cavaquinhos.
Apesar dos motivos que levam as pessoas à feira não serem os mesmos, a Tradição continua a ser o que era, o que faz desta feira uma das mais importantes do país, e uma tradição identitária do povo Penafidelense, ou Albardeiro, como é conhecido muitas vezes*...



...*Albardeiro é uma das designações que se dá a um habitante de Penafiel, pois antigamente esta profissão  que consiste no fabrico de albardas era uma actividade tradicional na Cidade! 
 Desde tempos antigos, que na feira de São Martinho se fazia a venda e troca de burros e albardas. Ainda hoje se realiza, duma maneira diferente, a Feira do Gado Cavalar, nos dias 10 e 11 de Novembro.


Fotografias- Espólio fotográfico da Casa Antony

Comentários