Património de Penafiel | Ruínas da Capela de São Bartolomeu



"Templo construído na base do Monte Maninho ou do Povo, também chamado de São Bartolomeu, pela transferência do orago da Capela situada no Lugar de Louredo para aqui, por volta de 1758.
Em 1775 ainda não se celebrava missa na capela que terá sido desactivada antes de 1791, data em que o santo foi novamente transferido para a Capela de S.Mamede, então situada na atual Praça do Município.
Em 1804, a Confraria dos Santos Passos iniciou a construção de um Calvário com as ruínas do antigo edifício, obra que não concluiu. Por iniciativa de um particular, Manuel Barbosa, de apelido o Michaela,  o templo foi restaurado e rezada a primeira missa no dia 24 de Agosto de 1819,  dia da festa do santo. Também a feira de S.Bartolomeu ou das cebolas, que se realizava em Louredo,  foi transferida para o Largo da Devesa, em Cimo de Vila, próximo da capela que, embora descrita como pequena e pobre,  dispunha de um terreiro amplo e arborizado e água em abundância para a realização da feira, onde se manteve mesmo depois da demolição definitiva do templo em 1895, tendo a imagem do santo sido recolhida no inacabado Santuário de Nossa Senhora da Piedade e dos Santos Passos em 1894."

São Bartolomeu tem altar no interior do Santuário de Nossa Senhora da Piedade e dos Santos Passos.

Comentários