Cidade de Penafiel recebe IX Congresso Nacional de Bonsai

Cidade de Penafiel vai receber mais um grandioso evento!
Desta vez será o IX Congresso Nacional de Bonsai, que decorrerá no Museu Municipal de Penafiel nos dias 28 e 29 de Outubro de 2017
O Congresso inclui várias atividades, desde exposição ao público, workshops, demonstrações e presença dos artistas Luis Silva Gonzalez e Guido Braun.
Evento organizado pela Federação Portuguesa de Bonsai com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e do Turismo Porto e Norte de Portugal.

Fique a conhecer o programa.
IX Congresso Nacional de Bonsai | 28 e 29 Outubro 2017-Museu Municipal de Penafiel

Sábado, Dia 28 Outubro
09h00- Receção dos participantes
10h00- Abertura da exposição ao público
10h30- Demonstrações a cargo dos clubes
14h00- Demonstrações a cargo dos artistas: - Luis Vila (Espanha) | Guido Braun (Alemanha)
18h00- Encerramento
19h30- Jantar convívio e entrega de prémios

Domingo- Dia 29 de Outubro
10h00- Abertura da exposição
- Concurso Novo talento
- Workshop sob a orientação do artista Luis Vila
15h00- Critica à exposição pelo convidado Luis Vila
16h00- Demonstrações de Artes Marciais
17h00- Encerramento da Exposição

"Bonsai (japonês: 盆栽, bon-sai) significa "árvore em bandeja" ou "árvore num vaso".
Um bonsai precisa ter outros atributos além de simplesmente estar plantado num vaso raso e pequeno. A planta deve ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.
O Bonsai não se trata de uma espécie vegetal específica, mas sim de uma técnica utilizada em árvores com o objetivo de “miniaturizá-la” inspirando-se em formas existentes na natureza. Não há árvore de Bonsai, mas árvores que se transformam pelo processo de Bonsai. Na prática, é a arte de selecionar e transformar árvores que tenham potencial para se assemelhar a uma réplica na natureza.
Através da observação percebe-se que as árvores têm tendências de comportamento e estilos próprios. Também encontramos uma classificação de estilos de bonsai e formas mais tradicionais baseado no estilo natural das árvores. "

Comentários