Cidade de Penafiel acolheu festa Litúrgica de São Roque

A Cidade de Penafiel acolheu a festividade litúrgica em honra de São Roque, advogado da peste.
Este que é um dos santos mais venerados pelos penafidelenses recebeu a na sua capela a visita de centenas de penafidelenses e forasteiros que lhe foram prestar devoção.
Do programa fez parte a novena, a bênção dos pães na Matriz e a Missa Solene em sua Honra no dia da sua festa litúrgica (16 de Agosto).


Segundo nos conta a História, Roque nasceu em Montpellier em 1295, e a sua Santidade foi premeditada pois nasceu com um sinal avermelhado em forma de cruz no peito.                 
Roque cedo ficou órfão e herdou uma enorme fortuna. Depois de atingir idade mais adulta entregou toda a sua riqueza aos pobres e aos mais necessitados e viajou para Roma.           
Pelo caminho Roque deparou-se com a epidemia da Peste que dizimava populações inteiras. Em vez de se ter afastado, Roque ofereceu-se para ajudar a tratar os doentes da peste. Depois de ter estado em Roma, dirigiu-se para Placência que estava muito "atacada" pela peste.       
   Lá Roque acabaria por contrair a Peste e para não infectar ninguém, Roque, rastejou como pôde, e escondeu-se numa gruta escondida da floresta. Nessa gruta surgiu um a fonte de pura água cristalina que lhe matava a sede abrasadora, e todos os dias aparecia um cão para lhe levar um pãozinho e lhe lamber a ferida e os bubões da peste. Depois de se ter curado e ter terminado a sua missão, Roque voltou para a sua terra Natal não foi reconhecido e foi preso como um espião. Quando morreu, foi reconhecido pelo sinal no peito em forma de cruz.


Em Penafiel a sua Capela é datada do Século XVI. 
 Por volta de 1755 a Peste dizimava as terras de Arrifana de Sousa, então para evitar o contágio, os empestados eram colocados no adro da capela e aí ficavam a cargo de Frei António da Ressurreição, que ia diariamente à ponte de cepeda buscar-lhes alimentos e medicamentos. Mais tarde, este padre,  foi sepultado num túmulo que se situa nas traseiras da capela e que tem estatuto de Monumento Nacional. Também desde 1890 que na Cidade se realizam as Festas de São Roque, em que o Ponto alto é a Majestosa Procissão. 



Comentários