Câmara de Penafiel está a recuperar estrutura do antigo Mercado da Alegria

Símbolo emblemático da cidade vai ser reaproveitado e estará á disposição da comunidade no Parque da Cidade de Penafiel

A Câmara Municipal de Penafiel está a proceder à recuperação e reutilização da estrutura do antigo Mercado da Alegria, obra que está a decorrer no Parque da Cidade junto ao novo complexo desportivo.

Esta obra da Câmara Municipal pretende devolver a estrutura do Mercado da Alegria à cidade e à sua população, durante todo o ano, e converter este espaço numa âncora de animação e dinamização, assim como melhorar valorizar o património local associado à recuperação do património urbano.



Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A comunidade penafidelense vai poder finalmente ter à sua disposição um dos locais mais emblemáticos da nossa cidade. O antigo Mercado da Alegria foi para muitos um espaço de grande dinamização cultural e social. Esta praça de comércio oitocentista vai ser totalmente requalificada e estará à disposição de todos no Parque da Cidade. Este é um projeto ambicioso, de médio longo prazo, de transformação de uma estrutura antiga num espaço moderno e reinventado. Este projeto pretende dar-lhe uma nova vida, sem descurar as suas características tradicionais de raiz. Graças à sua cobertura o espaço poderá acolher diversas atividades e eventos durante todo o ano, sem estar refém das condições climatéricas.”

Neste sentido, prevê-se que a estrutura do antigo Mercado da Alegria apresente um programa regular de eventos e seja o coração de grandes acontecimentos no Parque da Cidade de Penafiel.


Recorde-se que o antigo Mercado da Alegria foi inaugurado a 1 de Setembro de 1885, situado no Campo da Piedade, no espaço formado pelas actuais ruas Conde Ferreira, avenida Sacadura Cabral, rua do Bom Retiro e Joaquim Araújo.

Fonte | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários