Património da Cidade de Penafiel | Igreja de Santo António dos Capuchos



A Igreja de Santo António dos Capuchos de Penafiel, foi em tempos parte integrante do Convento que os Capuchos tinham na cidade. Os primeiros registos em que se conta a chegada dos capuchos a Penafiel, data do ano 1662, na altura Penafiel ainda era Arrifana.
Sabe-se que contaram com a preciosa ajuda do Fidalgo Inácio de Andrade e Abreu que lhe oferece a Quinta das Lages. 
A 22 de Junho de 1662 recebem ordem do Rei D.Afonso VI para criarem um convento em Penafiel. 
Este convento, porém, via o seu fim aquando da guerra civil Portuguesa disputada entre liberais e Absolutistas... mas sendo os capuchos do lado de D.Miguel e o Convento ter sido base militar contra os liberais, ordenou-se que se queimasse o convento poupando apenas a Igreja. 
Em 1836 a Igreja passa para as mãos da Misericórdia que a recupera e utiliza o antigo convento em Hospital da Misericórdia.


A Igreja de Santo António, de uma nave só, tem três altares em talha dourada e dois nichos laterais no corpo da Igreja. O altar-Mor sustenta,(imagem de cima), ao lado esquerdo Santo António, ao centro o Senhor do Hospital na cruz, e a Imagem de São Francisco de Assis.


No Corpo de igreja antes do altar-Mor, temos dois altares, o Altar de Nossa Senhora das Dores, e o Altar de Nossa Senhora da Conceição. Ainda se venera nesta igreja o Sagrado Coração de Jesus, a em nicho na parede do corpo da igreja.
A igreja situa-se no Largo de Santo António dos Capuchos entre o Hospital Arrifana de Sousa e o lar dos capuchos.
 Realiza as Festas de Santo António e uma muito importante dedicada à Senhora das Dores.
Horários de culto | Quartas-feiras-19H30 | Domingos-08h00





Comentários