Paróquia da Cidade de Penafiel | Avisos- 4 Junho 2017

-Neste passado Domingo, dia 4 de Junho, celebrámos a Solenidade do Espírito Santo. O dom do Espírito renova a Missão da Igreja. Renovados pela força do Espírito, somos convidados a fazer o nosso compromisso com a comunidade cristã, nos vários serviços e ministérios. Cada um possui dons e carismas que é chamado a pôr ao serviço da comunidade. A disponibilidade de cada um encontra acolhimento nos vários grupos da Paróquia. Da Catequese, à Caridade e á Liturgia cada um pode encontrar o seu lugar dentro de um grupo paroquial.
-Quarta-feira, dia 7 de Junho, na nossa Vigararia somos convidados a rezar pelas vocações. De modo especial, na Igreja da Ajuda, diante do Santíssimo, que a nossa oração seja a resposta ao Senhor que nos manda: «pedi ao dono da messe que mande trabalhadores».
-Sexta-feira, dia 9 de Junho, não haverá a missa das 16h, na Igreja do Calvário.
-Sexta-feira, dia 9 de Junho, às 20h30, na Igreja Matriz, haverá confissões com os pais e crianças da Catequese que vão fazer a Profissão de Fé.
-Domingo, dia 11 de Junho, em Penafiel, as crianças do 6º ano fazem a Festa da Profissão de Fé. Por este motivo, os horários das Missas Paroquiais serão os seguintes: sábado, dia 10 de Junho: às 19h30, Missa na Matriz e às 21h,  Domingo, dia 11 de Junho,às 10h na Matriz, com a Festa da Profissão de Fé.
-Domingo, dia 11 de Junho, às 15h30, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, celebramos o Dia Diocesano da Família, presidido pelo nosso Bispo, D. António Francisco. Todas as famílias são convidadas para esta celebração.
-Dia 16 de Junho, às 21h, no Centro Pastoral de Penafiel, haverá encontro com todos os catequistas.
-Dia 17 de Junho, na Igreja Paroquial de Milhundos, iremos realizar o dia Inter Paroquial do Idoso e do Doente. Às 15h, haverá confissões para todos os que o desejarem; às 16h, a Oração do Terço; às 16h30, Eucaristia, onde podem receber o Sacramento da Santa Unção, todas as pessoas que tenham mais de 70 anos, ou que por razões de saúde o justifiquem; às 17h30, um lanche convívio. Ara além dos doentes e idosos que são visitados semanalmente pelos Ministros da Comunhão, todas as pessoas que estão na situação de doença prolongada ou têm mais de 70 anos são convidadas, sabendo que esta celebração se destina a eles em particular. Cabe às famílias garantir que os seus possam participar nesta celebração. Aqueles que não têm maios de deslocação devem informar os Ministros da Comunhão.
-Dia 21 de Junho, ás 21h, no Centro Pastoral de Penafiel, haverá reunião do Conselho Pastoral Inter Paroquial.
-O mês de Junho é, tradicionalmente, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. O Apostolado de Oração convida toda a comunidade para a Oração do Terço, às 20h na Igreja Matriz, durante todo o mês.
-Durante o mês de Junho, haverá, de segunda a sexta-feira, oração do Terço, às 10h na Igreja das Freiras.
-Como em anos anteriores, a nossa Diocese convida todos os casais que ao longo deste ano celebram 10, 25, 50 ou 60 anos de matrimónio para uma celebração jubilar, no próximo dia 11 de junho. Todos os casais são convidados. E Podem inscrever-se no Cartório Paroquial, ou nas sacristias das várias igrejas. O testemunho de casais consolidados na graça do Sacramento do Matrimónio é uma bênção para a Igreja e um dom inestimável para a sociedade, que havemos de saber agradecer e enaltecer. Esta celebração é ocasião de a Igreja dizer a todas as famílias quanto as estima e com elas elevar ao Senhor um hino jubiloso de ação de graças.
-Como tem acontecido em anos anteriores, a Procissão do Corpo de Deus contará com a participação de adultos para integrarem os quadros bíblicos. Este ano, por estarmos a viver um ano especialmente dedicado a Nossa Senhora, o tema dos quadros bíblicos serão as alegrias e as dores de Nossa Senhora. Todas as pessoas interessadas em participar, devem fazer a sua inscrição na Casa da Sagrada Família. A participação tão numerosa de adultos na Procissão do Corpo de Deus tornou-se já uma tradição que muito enriquece a procissão e torna-se uma verdadeira catequese. Por isso, uma palavra de agradecimento e encorajamento a todos os que se disponham a participar nesta manifestação pública de fé.
-Da reunião do Conselho Pastoral Inter Paroquial, ficou decidido que, neste ano do centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, iremos realizar com as nossas Paróquias uma Peregrinação a Pé a Fátima, entre os dias 3 e 8 de Setembro, a tempo de integrarmos a Peregrinação Diocesana agendada para 9 de Setembro. As pessoas interessadas podem já reservar estes dias.
- Por motivos de obras de reabilitação, conservação e restauro na Igreja da Misericórdia, a Missa Dominical das 8h, é celebrada, à mesma hora, na Igreja de Santo António dos Capuchos.

Comentários