Milhares de crianças no Cortejo do Carneirinho

Na passada quarta-feira, dia 14 Junho, as comemorações do Corpo de Deus- Festas da Cidade e do Concelho tiveram início com o tradicional cortejo do carneirinho, tradição única no país que remonta a 1880.
Apesar do calor que se fazia sentir, mais de 2 mil crianças oriundas de 5 agrupamentos de escolas do concelho de Penafiel, desfilassem com os seus carneirinhos pelas ruas da cidade, entoando cânticos de viva ao carneirinho e ao professor/a, espalhando cor e alegria perante milhares de pessoas que assistiram.

No final do cortejo, o carneirinho é oferecido ao professor, em sinal de gratidão e respeito.

Assista ao vídeo com alguns momentos:



Um pouco de História...

É preciso recuar ao ano de 1880, para se encontrar a primeira noticia referente ao Cortejo do Carneirinho.
O Jornal Penafidelense desse ano refere o seguinte: "É costume por ocasião da Festa do Corpo de Deus brindar as pessoas a quem se deve reconhecimento com um carneiro. Os alunos da casa escolar Sr.Henrique de Carvalho da rua de cimo de Villa, resolveram brindar o seu professor com um carneiro, e fizeram-no por modo vistoso. 
Na terça feira pelo meio da tarde reuniram-se para os lados do calvário, e dali conduziram o carneiro para a casa do professor, indo na frente montado num jerico um aluno tocando corneta e o carneiro muito enfeitado entre duas alas de pequenos estudantes vestidos a capricho.Todos acharam graça à lembrança"


Veja mais algumas fotografias:








Comentários