Penafiel vai associar-se ao Dia Internacional dos Museus

A Câmara Municipal de Penafiel, através do Museu Municipal e, em parceria, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penafiel (CPCJ) vai assinalar, no dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus.



Neste dia, a comunidade escolar terá uma ação de sensibilização e um ateliê, associados à temática “Museus e histórias controversas: Dizer o indizível em museus”, tema escolhido pelo ICOM (International Council of Museums).


Já no dia 20, Noite Europeia dos Museus, será inaugurada, às 21h30, a exposição coletiva “Olhar e Experiência: Interferências no arquivo”, com curadoria de Maria Manuela Lopes. A iniciativa é organizada por Cultivamos Cultura – Associação Cultural, Museu Municipal de Penafiel e Câmara Municipal.


Esta exposição apresenta uma seleção de obras de coleção da “Cultivamos Cultura”, que tem como tema a perceção e mediação cultural, bem como, a apropriação da ciência na arte contemporânea.


A coleção apresenta também um novo olhar experimental que agrega objetos, pensamentos e fragmentos de cultura, propondo múltiplas narrativas que convidam à experiência de novas conexões com o Museu Municipal de Penafiel, a cidade de Penafiel e o ISCE Douro.


A exposição coletiva “Olhar e Experiência: Interferências no arquivo” vai estar patente, até 11 de junho, no Museu Municipal de Penafiel.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários