Procissão única na região sairá hoje às ruas da Cidade de Penafiel

Nesta noite de Sexta-feira Santa sairá às ruas de Penafiel a Procissão do Enterro do Senhor com aspecto único na região

A sumptuosa Procissão do Enterro do Senhor sairá entre as 21h00 e 21h30. Para esta procissão as ruas da cidade estarão completamente às escuras, apenas iluminadas pelos archotes e tochas do cortejo religioso. As leituras sagradas e cânticos alusivos à Paixão do Senhor vão ecoar pelas ruas através de colunas de som espalhadas por toda a cidade.

Na procissão tomam parte as tramelas ou matracas, uma grande cruz com cerca de 8/9 metros de comprimento carregada por jovens, as estações da via sacra intercaladas por cruzes e archotes, as confrarias da cidade, a Ordem Franciscana Secular, o Andor de Nossa Senhora dolorosa, o esquife/urna com uma imagem de Jesus Morto, a comunidade paroquial, acólitos e pároco, entidades civis e militares.

Todo o percurso é feito em silêncio e são esperadas milhares pessoas por toda a cidade.
O Largo da Ajuda estará rigorosamente decorado com as estações da Via Sacra e com tochas e na Igreja do Calvário uma encenação da morte do Senhor.

Percurso:
Sairá da Igreja Matriz (entre as 21h00 e 21h30), sobe a Rua Direita, Rua do Paço, Largo da Ajuda, Rua Dr Joaquim Cotta, Praça Municipal, Avenida Sacadura Cabral, Avenida Egas Moniz e José Júlio, faz sentido inverso nas avenidas, desce na Rua Conde Ferreira (Igreja das Freiras), Rua do Bom Retiro, Rua do Sacramento e recolhe na Igreja Matriz

Comentários