Presidente da República condecora D.António Ferreira Gomes

O Presidente da República vai condecorar a título póstumo, esta terça-feira, às 14:00, o antigo bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, avançou hoje a agência Ecllesia.
O sitio online da Presidência da República informa que para além do antigo bispo do Porto, Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar também a título póstumo o antigo primeiro-Ministro português Francisco Sá Carneiro, e o arquiteto Álvaro Siza Vieira, a partir das 14h00 esta terça-feira, no Palácio de Belém.
O Presidente da Fundação Spes, José Ferreira Gomes, vai receber das mãos de Marcelo Rebelo Sousa a condecoração atribuída ao bispo que esteve exilado nos tempos de António de Oliveira Salazar.
Esta não é a primeira vez que o antigo bispo do Porto vai ser condecorado visto que D. António Ferreira Gomes (1906-1989), foi agraciado em 7 de Agosto de 1980, com a Grã-cruz da Ordem da Liberdade e a 20 de Maio de 1982 foi homenageado na Assembleia da República, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Pelo seu testamento redigido em 21 de agosto de 1977 institui a Fundação Spes, com “fins benéficos, educativos e culturais”.
A figura do bispo portuense “é emblemática não só por ter pago com dez anos de exílio (1959-1969) o seu amor à verdade, a sua fidelidade à doutrina social da Igreja”, mas por ser um “grande homem do pensamento português, pela inovação com que lê a tradição nacional”, refere a sua biografia no site da Fundação Spes.
Notícia da autoria e retirada do site: http://www.agencia.ecclesia.pt/

Comentários