Penafiel dos Tempos Idos | Semana Santa na Cidade

Procissão dos Passos
"A 9 de Março de 1890, realizava-se a tradicional Procissão de Passos que "do Templo da Matriz" saía cerca das "4 horas da tarde", pela Rua do Sacramento, Rua Fontes Pereira de Melo, Calçada das Freiras, Largo Conde de Torres Novas, Rua Formosa, Praça Municipal, Rua Alfredo Pereira, Largo de S.Bartolomeu, Rua da Vista Alegre, Rua Alfredo Pereira, Rua do Paço.
O "Sermão do Pretório" foi recitado pelo Reverendo Estêvão Coelho Dias, Abade de Guilhufe, e o do Calvário pelo Padre Narciso Vicente Lopes."

Esta Procissão, tal como nos dias de hoje, realiza-se uma semana antes da Sexta-feira Santa. É uma celebração que relembra a Via Sacra, ou seja os passos do Senhor no caminho para o calvário. Em cada capelinha dos passos havia sermão.
Se antes a procissão saía e recolhia na Matriz, hoje em dia sai da matriz e recolhe no Sameiro.

Em tempos idos, na Cidade de Penafiel, também se fazia a Procissão do Encontro, que retratava o encontro de Nossa Senhora com Jesus a carregar a cruz.
O andor do Senhor saía da Igreja do Calvário e a Senhora das Dores saía da Igreja da Misericórdia. O Encontro dava-se junto da Igreja das Freiras e seguiam depois para a Matriz, onde havia cerimónia de encerramento.

Semana Santa
A Semana Santa revestia-se de religiosidade, na Cidade, e a Santa Casa da Misericórdia dava o seu contributo na celebração das cerimónias.
Na Igreja da Misericórdia realizavam-se com toda a pompa as Solenidades da Semana Santa de que apuramos o seguinte programa:
Quinta-feira- às 10h00 a "orchestra" interpretava a "Symphonia" da opera "Muda di portici" o "Tantum Ergo" de António A. da Fonseca, missa de Velasco e "Credo de Santos Pinto".
"às 4 horas da tarde o Lava-pés, sendo lavante o Provedor da Santa Casa da Misericórdia o sr.Laurentino da Rocha Nunes, e sermão pelo Rev.António Barbosa Leão."
A cerimónia terminava com o Benedictus  Christus e Miserere".

Visitação das Igrejas

Estavam em exposição e eram bastante concorridas as Igrejas  Matriz, dos Capuchos, Freiras, Calvário, 

capela da Piedade e Capelas dos Passos "que há nas diferentes ruas da Cidade".Sexta-.feira Santa, "às 8 horas da manhã, principiava a cerimónia da Adoração da Cruz com o coro de vozes".
Às 4 horas da tarde saía  a procissão de Enterro do Senhor e atravessava as ruas da cidade no seguinte trajeto: "Rua Direita, Sacramento, Fontes Pereira de Melo, Rampa das Freiras, Praça Municipal, Serpa Pinto, Alfredo Pereira, Paço e Igreja da Misericórdia".
A procissão incorporava, duas filas de irmãos, o esquife com o Senhor da Soledade, por irmãos, Corpo Eclesiástico e o Regimento de Infantaria 6.
Esta última semana da Quaresma era tempo de grande penitência desta época."

Partes do texto partilhados do livro "Penafiel Há Cem Anos, I- 1890-1894", do Dr Coelho Ferreira.

Comentários