Cidade de Penafiel festeja 247ºaniversário



O Município de Penafiel assinala, no dia 3 de março, o 247.º aniversário de elevação a cidade. Segundo factos históricos, foi a 3 de março de 1770 que D. José I, a fim de dividir o bispado do Porto, escolheu a então denominada Arrifana (Penafiel) como centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas, para constituir nova sede episcopal. 
A nova organização permitiu que o estatuto de vila passasse a cidade (de Penafiel).


As comemorações de elevação de Penafiel a cidade começaram, este mês, com o fim de semana gastronómico, no cais de Entre-os-Rios, inserido no Festival da Lampreia. O Festival prolonga-se até dia 26 de março, em 12 restaurantes aderentes do concelho de Penafiel.
As iniciativas de comemoração dos 247 anos de elevação de Penafiel a cidade, continuam durante o mês de março, com diversas atividades ligadas às áreas do desporto, saúde e cultura.

No dia 3 de março, data de aniversário de elevação a cidade, inicia-se a salva de morteiros e o hastear da bandeira da cidade, no edifício da Câmara Municipal. Segue-se às 12h00, no Santuário da Nossa Senhora da Piedade (Sameiro), a eucaristia em honra dos autarcas e funcionários falecidos.

No mesmo dia, às 15h00, o Museu Municipal de Penafiel recebe a sessão solene do 247.º aniversário de elevação de Penafiel a cidade, que homenageia personalidades de referência concelhia, com a atribuição das medalhas honoríficas. A sessão solene conta com atuação musical da “Ópera Intermezzo”.

Também no dia 3, às 20h00, decorre a prova “Atletismo – XX Grande Prémio Cidade de Penafiel”, uma corrida que percorre as vias centrais do centro urbano. A prova é organizada por Secção de Atletismo do Futebol Clube de Penafiel e Câmara Municipal.

A 4 de março, dia de aniversário da Biblioteca Municipal, é inaugurada, no edifício da Biblioteca, às 15h00, a exposição de pintura “Penafiel vista pelos seus pintores”, seguindo-se a apresentação do livro “A Plebeia”, da autoria de José Braga – Amaral e apresentado por Alberto S. Santos.

No dia 9, a partir das 10h00, assinala-se o Dia Mundial do Rim com rastreios e atividades desportivas, no Largo Padre Américo, em Penafiel. Às 17h00, o ISCE DOURO recebe a conferência “Vamos cuidar dos nossos rins” com várias entidades ligadas à área da saúde.

A Biblioteca Municipal acolhe, no dia 10 de março, às 10h30 e 14h30, o encontro com os escritores José Fanha e Daniel Completo, com a obra “O Baile do Bê-á-Bá”. No dia seguinte, também no mesmo local, decorre a iniciativa “sábados em família” com a atividade “vamos descobrir o concelho de Penafiel”, através do jogo da glória.

A “Feirinha de Artesanato Local” é inaugurada no dia 12, às 10h30, junto ao Jardim do Sameiro. A feira passa a decorrer todos os domingos entre as 8h00 e as 19h00.

O Dia Municipal do Bombeiro é comemorado, a 12 de março, às 15h00, com o desfile apeado e motorizado, entre o Campo Conde de Torres Novas (Campo da Feira) e a Praça do Município, com a participação das 3 corporações do concelho (Penafiel, Entre-os-Rios e Paço de Sousa).

O Museu Municipal de Penafiel acolhe, no dia 17, às 21h30, a iniciativa “cinco filme.saúde”, com a exibição do filme “Iris” de Richard Eyre. Segue-se o debate com a presença de especialistas da área da saúde.

O “Youbattle on tour” acontece, no auditório do Museu Municipal, no dia 18, a partir das 14h30 com os youtubers Tiagovski, Miss Mushrooms e Ruben Ex. Depois da conferência há sessão de videojogos e selfies com os participantes.

A Biblioteca Municipal recebe, no dia 24, às 21h30, mais uma apresentação de livro. “Drogas conhecer para prevenir”, de Carlos Filipe – Saraiva, é a obra apresentada e conta também com um momento musical, a cargo do Grupo de Guitarras de Penafiel.

Inserido na programação de elevação de Penafiel a cidade, o Complexo de Piscinas Municipais de Penafiel é palco, nos dias 25 e 26 de março, do Campeonato Regional de Infantis de Natação, organizado por Associação de Natação do Norte de Portugal e Câmara Municipal de Penafiel.

Também no dia 26, o Museu de Penafiel dinamiza, às 11h00, a atividade “Yoga no Museu”. À tarde, tem lugar a iniciativa “Ao domingo no museu” com apresentação de livro e oficina para os mais novos.

As atividades desportivas marcam o aniversário de Penafiel elevada a cidade. No dia 27, a partir das 8h30 realiza-se, no Complexo de Piscinas Municipais de Penafiel, o Encontro de Natação do Desporto Escolar.

O Dia Mundial do Teatro também está enquadrado na programação com a dinamização da peça de comédia “A gatinha do Alfredo”, produzida por Grupo de Teatro de Canelas “O Bando dos Pardais”. O evento teatral acontece no dia 31 de março, às 21h30, no Museu Municipal de Penafiel.


Durante todo o mês de março, a Biblioteca Municipal promove leituras de contos e o projeto maleta mágica percorre as IPSS’s do concelho, com a temática “as festas e as romarias de Penafiel”.

Fonte desta notícia | Comunicação-Câmara Municipal de Penafiel

Comentários