Câmara de Penafiel vence Prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica 2016

Galardão distingue Município de Penafiel pela qualidade e dinamização de atividades culturais

A SPA já atribui este prémio, em edições anteriores, a várias câmaras do país, como Lisboa, Porto, Évora e Coimbra.


A Câmara Municipal de Penafiel vai receber o “Prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica de 2016”, atribuído na gala “Prémio Autores 2017”, da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), no dia 15 de março, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.



A gala televisiva anual da SPA vai contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Sousa, e é transmitida, em direto, pela RTP, a partir das 22 horas.

Para além da distinção à Câmara Municipal de Penafiel, com o Prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica, a SPA também atribuiu prémios nas categorias criativas de televisão, dança, rádio, artes visuais, literatura, teatro, cinema e música. António Lobo Antunes foi distinguido com o “Prémio Vida e Obra”.


O título de Melhor Programação Cultural Autárquica 2016 é atribuído à Câmara de Penafiel no seguimento da grande aposta em eventos culturais e pela sua diversidade, envolvendo a comunidade e as diversas colectividades e associações do Concelho de Penafiel.

Foram muitas as iniciativas desenvolvidas pela Câmara Municipal de Penafiel como são exemplos: Escritaria, programação do Museu de Penafiel, Sentir o Verão, São Martinho, Agrival, Noite Branca, Corpo de Deus, Endoenças, Festa do Caldo de Quintandona, Auto dos Reis Magos, 3 de março (aniversário de elevação de Penafiel a cidade), Penafiel Cidade Natal, Cantar das Janeiras, entre muitas outras.



O “Prémio Autores” foi atribuído pela primeira vez, em 2010, pela Sociedade Portuguesa de Autores. A SPA já distinguiu várias câmaras do país, como Lisboa, Porto, Évora e Coimbra.

Esta cerimónia vai também celebrar os 60 anos de existência da RTP1, homenageando várias personalidades como José Afonso, Natália Correia, João Villaret, David Mourão-Ferreira, Raul Solnado e Vitorino Nemésio.

Fonte da Notícia- Câmara Municipal de Penafiel
Fotografias- Riquezas e Tradições de Penafiel

Comentários