Proteção Civil de Penafiel já eliminou 300 ninhos de "vespas asiáticas"

Câmara Municipal conta com diversos meios para a eliminação dos ninhos

A Câmara Municipal de Penafiel, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, dinamizou, no dia 15 de fevereiro, no auditório do Museu, uma sessão de esclarecimento sobre a vespa velutina, também conhecida como vespa asiática, fazendo também um balanço sobre a eliminação de ninhos.


A sessão contou com a presença de Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal de Penafiel, Paulo Bessa, Comandante Municipal da Proteção Civil de Penafiel, elementos das forças de segurança, bombeiros, presidentes de junta de freguesia e apicultores locais.

A coordenação da destruição dos ninhos de vespa velutina é assegurada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC). Em 2016, Penafiel eliminou um total de 239 ninhos. Este ano, o SMPC já eliminou, até ao momento, 35 ninhos.

Para Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal de Penafiel, “Temos desenvolvido, de forma muito intensa e profícua, o combate à vespa velutina, em conjunto com outras entidades do nosso território. Com a colaboração das entidades locais queremos desmistificar esta situação que, muitas vezes, causa alarme social, e injustificado, junto da população. Quero deixar um agradecimento a todos aqueles que têm colaborado connosco. O nosso objetivo é poder combater a expansão dos ninhos da vespa velutina de forma mais eficaz. Para isso contamos com a participação ativa de todos.”


O SMPC de Penafiel tem como meios de atuação para a eliminação de ninhos, duas viaturas (4x4 e 4x2 com escada até 9 metros), plataforma elevatória (até 15 metros), kit para incineração de ninhos (até 20 metros), equipamento de proteção individual, 4 elementos operacionais compostos por 2 equipas e 3 funcionários de apoio (receção, registo, verificação e acompanhamento). Sempre que seja necessário, o Serviço Municipal conta também com o apoio das três corporações de bombeiros do concelho.

O processo de destruição é efetuado durante a noite (exceto ninhos sem atividade), em estreita articulação com os apicultores locais. O procedimento é realizado de forma gratuita, com saídas diárias, que resultam na eliminação de 5 a 7 ninhos por noite.

No âmbito da candidatura da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa para o projeto de estratégia de gestão sustentável da vespa velutina, o SMPC irá adquirir novo equipamento para a eliminação de ninhos da vespa velutina, no que diz respeito à incineração e injeção de inseticida, e ainda, estabelecer novas parcerias locais.

A deteção de ninhos de vespa velutina pode ser comunicada ao Serviço Municipal de Proteção Civil de Penafiel, através do número 255 710 718.

Fonte desta notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários