Câmara de Penafiel equipou instalações desportivas com desfibrilhadores


Equipamento de prestação de socorro pode ajudar utentes em paragem cardiorrespiratória

A Câmara Municipal de Penafiel apresentou, no dia 14 de fevereiro, no Complexo de Piscinas Municipais de Penafiel, o programa Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), mecanismos de prestação de socorro que vão estar presentes nas instalações desportivas, do concelho de Penafiel, numa iniciativa que contou com a presença de Antonino Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel; Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Proteção Civil e Filipe Serralva e Pedro Ferreira, médico e enfermeiro, representantes da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Vale do Sousa.

Apesar de os DAE serem apenas obrigatórios em instalações desportivas com lotação superior a 5 mil pessoas, a Câmara Municipal de Penafiel entendeu aplicar, alargar e desenvolver o programa DAE nas instalações desportivas com maior registo de utilização diária, e de maior diversidade de modalidades desportivas.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Com o Programa DAE, o concelho de Penafiel tem agora, em três instalações desportivas, um equipamento vital, em situações de socorro, para os seus utentes. Este serviço pretende também sensibilizar e alertar a população para os cuidados a ter no que diz respeito à prática de actividade física. O nosso objectivo é continuar a alargar o DAE a outros equipamentos desportivos do concelho de Penafiel.”


O Programa DAE está disponível em três equipamentos de gestão municipal. O Complexo de Piscinas Municipais de Penafiel, Piscinas Municipais de Paço de Sousa e o Pavilhão Municipal Fernanda Ribeiro são locais frequentados por centenas de pessoas que desenvolvem a sua atividade física e desportiva, numa perspetiva de manutenção da condição física e de prática desportiva mais exigente.

As três instalações desportivas com DAE têm ao dispor um total de 18 funcionários credenciados, como pessoal não médico, para desfibrilhar qualquer pessoa em situação de paragem cardiorrespiratória.

A experiência internacional demonstra que, em contexto extra-hospitalar, a utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos por pessoal não médico, aumenta de forma significativa a probabilidade de sobrevivência das vítimas. A chave do sucesso encontra-se nos primeiros 3 minutos de atuação.

No âmbito do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa, a Câmara Municipal de Penafiel está licenciada com o certificado n.º 619/2016, emitido pelo INEM.IP, para executar o Programa DAE do Município de Penafiel.


Fonte da notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários