Câmara de Penafiel oferece livros escolares aos Agrupamentos de Escola

Município vai também manter todos os apoios na Educação

A Câmara Municipal de Penafiel, através do Pelouro da Educação, entregou cerca de 1400 livros de atividades a todos os alunos do 1.º e 2.º ano que frequentam as Atividades de Enriquecimento Curricular de Inglês. A entrega dos livros escolares está inserida no Plano Municipal Solidário.
Os livros da Coleção “Smarties”, da Porto Editora, foram oferecidos aos 5 Agrupamentos do concelho – Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes, Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, Agrupamento de Escolas Paço de Sousa, Agrupamento de Escolas de Pinheiro e Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste.
Tendo o Governo de Portugal oferecido os livros escolares aos alunos do 1ºano de escolaridade, a Câmara Municipal vai ainda comparticipar os alunos do 1ºano com escalão A ou B na aquisição de livros de fichas.
Recorde-se que a autarquia vai manter todos os apoios na área da Educação, apoiando os alunos beneficiários das medidas de ação social escolar, do 1.º ciclo do ensino básico, na aquisição de livros e de material escolar e ainda a crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico, nas refeições escolares.
O Município de Penafiel e os agrupamentos de escola celebraram recentemente protocolos de autonomia financeira para o ano letivo 2016/2017, mantendo a implementação do projeto educativo e as verbas atribuídas para a aquisição de material didáctico-pedagógico.
Refira-se que a verba atribuída à implementação do projeto educativo será destinada às EB´1 e JI´s e a verba atribuída à aquisição de material didáctico-pedagógico será destinada aos alunos das EB´s1.
A Câmara Municipal de Penafiel vai também assegurar o transporte escolar gratuito a todos os alunos que residam a mais de 4 Km da Escola.
Ao nível dos transportes escolares, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, com escalão A e B, utilizadores do passe 4_18, cuja distância da residência à escola que frequentam seja igual ou superior a 2 Km e igual ou inferior a 4Km, vão beneficiar de uma comparticipação da Câmara Municipal de Penafiel.
Os alunos do ensino secundário, com escalão A e B, utilizadores do passe escolar, vão beneficiar de uma comparticipação da Câmara Municipal de Penafiel de 75% do valor do passe. Os restantes alunos também beneficiam de uma comparticipação de 50% do valor do passe.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários